2020/04/01

Classic Reload preserva jogos clássicos no browser


Para além do Internet Archive (que já me permitiu redescobrir velhas pérolas de jogos de outros tempos), também este Classic Reload permite revisitar jogos clássicos de múltiplas plataformas directamente no browser.

Com mais de 6000 jogos de consolas, MS-DOS, Windows, Amiga, ZX Spectrum, C64, etc. o objectivo deste Classic Reload é preservar estes conteúdos para a posteridade. Infelizmente a história vai demonstrando que mesmo os conteúdos digitais se podem tornar inacessíveis "de um dia para o outro" (perguntem a quem depender de apps iOS de 32 bits, que já não podem ser executadas num iPhone ou iPad actual), e por isso há que apreciar quem se dedica a manter o acesso a estes velhos jogos que, de outra forma, poderiam nunca ser vistos pelas novas gerações.


Tirando partido do tempo de ficar em casa por causa do coronavirus, pode ser a oportunidade pela qual esperavam para reviver memórias de jogos como o Prince of Persia, Sid Meier's Civilization, Wolfenstein 3D, Doom II, Bomberman, e muitos outros.

Se estiverem sem inspiração, um salto à secção do Commodore Amiga será sempre um bom local para começar. :)

2 comentários: