2020/04/12

Cloudflare troca reCaptcha da Google por hCaptcha


A Cloudflare anunciou que vai abandonar o sistema reCaptcha de validação de humanos da Google, após esta indicar que o serviço passará a ser pago. Em seu lugar passará a utilizar o hCaptcha.

Os captchas são os testes que ocasionalmente / frequentemente surgem na internet sempre que uma página ou serviço deseja confirmar se o visitante é realmente uma pessoa e não um bot. Inicialmente eram testes básicos com coisas como pedidos para fazer contas, ou identificar números e letras, mas que rapidamente foram sucumbindo à maior inteligência dos bots, que também se tornaram exímios a realizar essas funções.

O reCaptcha da Google apresentou um sistema 2-em-1, em que o teste de validade dos humanos era também usado para identificar palavras não identificadas do projecto de digitalização de livros, e mais tarde para identificação de imagens do Street View. No fundo, fazendo com que todos esses "humanos" trabalhassem para treinar as A.I. da Google. Mas agora, a Google parece ter chegado a um ponto em que já não precisa de ajuda, ou pelo menos, deixou de estar disposta a pagar por isso; pelo contrário, quer passar a cobrar pela utilização do reCaptcha, o que levou a Cloudflare a mudar-se para o hCaptcha.


O hCaptcha também usa os visitantes para treinar sistemas de A.I., pedindo para identificarem imagens, mas ao menos é um sistema que desde logo se oferece para pagar por isso. Curiosamente, a Cloudflare insistiu para que os deixassem pagar pelo serviço, como forma de contribuírem para o seu crescimento - e no processo também referindo como vantagem o facto de serem uma equipa mais pequena e mais rápida a lidarem com as questões que iam / vão colocando.

É de prever que esta medida da Google acabe por ditar a morte do reCaptcha, já que poucos estarão dispostos a pagar por um serviço de captcha quando existem alternativas que lhes pagam a eles, e se o hCaptcha é suficientemente bom para a Cloudflare, então é suficientemente bom para todos.

1 comentário: