2020/04/18

Como fazer um candeeiro LED de tecto original


Construir um candeeiro de tecto, com recurso a algumas travessas de madeira e fita LED, pode ser a solução mais económica para quem procura algo diferente e original.

Nem sempre é fácil encontrar um candeeiro que se enquadre naquilo que se deseja para determinada sala. Outras vezes, quando o encontramos, o preço nem sempre fica dentro do orçamento. Para quem tiver um pouco de jeito para a bricolage, a solução poderá passar por criar o seu próprio candeeiro; algo que nem sequer é assim tão difícil tendo em conta a versatilidade proporcionada pelas fitas LED.

Este exemplo mostra-nos como é relativamente simples construir um candeeiro LED original para adornar o tecto de um quarto ou sala.


O custo total do projecto ficou abaixo dos €30, o que já dá uma ideia do tipo de poupança que se poderá ter face a candeeiros LED "comerciais" - e obviamente que fica ao critério de cada fazer alterações ao design, quer seja para mudar apenas algumas dimensões para melhor se ajustar a determinado local, quer seja para criar um design completamente diferente.

6 comentários:

  1. Já pensei em fazer algo do género. Este design para mim apresenta um problema: deixa a fita de leds à vista. Quando está desligado é um pouco inestético. A solução mais simples passava por a colocar na parte de cima dos painéis, o que torna a luz mais indirecta e suave. A opção mais trabalhosa, querendo manter os leds na lateral ou virados para baixo (já ponderei esta última) seria em vez de recorrer a peças únicas de madeira criar um perfil em U com 3 placas de madeira fina ou recorrer a uma fresa para criar o sulco onde o led ficaria e rematar com um acrílico semi-transparente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm, isso seria "simples" de fazer com a tupia. Acho que vou inventar hehehe

      Eliminar
    2. Exacto, eu é que não tenho nenhuma. Depois partilha para eu tirar ideias

      Eliminar
    3. Estive a analisar o assunto. O apoio da estrutura é todo feito nas 4 peças verticais. Cada rectângulo apenas fica ligado a dois ou três e a zona de contacto é muito reduzida. Pondo o rasgo na zona inferior, obriga a passar o furo na zona de contacto, reduzindo ainda mais esta área.

      Uma alternativa, seria utilizar pecas de metal na parte virada para o tecto.

      Eliminar
    4. Poderias reforçar a zona de contacto com um L em metal, que acabava por ficar escondido, dado que uma das partes ficava entalada entre duas peças de madeira e a outra ficava virada para cima.
      No entanto eu pensei em fazer uma versão mais minimalista deste, com dois rectangulos concêntricos, um no lado de fora dos pinos de madeira, outro preso no lado interior e a possibilidade de ligações independentes: Um ou ambos ligados, aliado à possibilidade de alterar a potência da luz cria algumas possibilidades interessantes. Também tinha ponderado que poderiam ser fitas led RGB, o que permitiria alterar a cor, mas aí funciona mais como luz decorativa, porque se quiseres que seja um ponto de iluminação por exemplo para uma mesa de jantar, a fita led parece-me dar menos luz efectiva.

      Eliminar
  2. Como posso obter-lo podem me dar mais informações estou interessada

    ResponderEliminar