2020/04/05

Como nasceu o Sinclair ZX Spectrum


Na década de 80 um pequeno microcomputador revolucionou o mundo. Agora, temos oportunidade de revisitar como é que o Sinclair ZX Spectrum foi criado, espreitando o protótipo que lhe deu origem.

O ZX Spectrum veio no seguimento do ZX81 (modelo que se tornou no primeiro computador em que tive a oportunidade para "mexer à vontade" e começar a programar, por simpatia de um vizinho que o tinha comprado), numa altura em que os "computadores" ainda eram associadas a máquinas misteriosas e ultra-dispendiosas, ao alcance apenas de empresas mais afortunadas, e aos quais apenas umas poucas seleccionadas tinham acesso (de vez em quando, lá nos dando uns bónus, como uns desenhos em ASCII impressos em folhas de papel perfurado).

Foi graças ao ZX81, e principalmente ao ZX Spectrum, que muitas pessoas puderam ter o seu primeiro contacto com um computador. E embora seja inegável que, para a grande maioria, a sua utilização se limitasse a fazer LOAD "" para carregar os jogos; para alguns outros, originou também a curiosidade de começar a fazer uns PEEKs e POKEs e começar a criar uns programas do estilo:
10 PRINT "OLA"
20 GOTO 10

... E é graças a isso que muitos de nós estamos onde estamos hoje, a fazer o que fazemos! :)

7 comentários:

  1. .. IF... GOTO, GOSUB, RETURN...
    muitas noites...

    ResponderEliminar
  2. O Spectrum está vivo e bem vivo, com muitas novidades a acontecerem diariamente. Normalmente vamos aqui cobrindo tudo o que de novo aparece... planetasinclair.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. o jogo do spectrum sabre wulf (ultimate play the game) continua a ser o melhor jogo de sempre

    ResponderEliminar
  5. ui. Os meus pais, que se preocupavam em dar coisas verdadeiramente didáticas e fugindo dos plasticos da moda, deram-me isto, julgo, no natal de 82.. (era para ser o 16k, mas era sob encomenda, e entretanto a loja, no brasila, ligou a dizer que havia um modelo novo, muito melhor, o 48K, e que mais valia esperar por esse. resumindo, no natal tive direito a uma fotocopia da capa do manual.. o animal em si veio para ai em fevereiro ou março.... e pronto, é como dizes, carlos, é graças a isso que tenho a profissão que tenho :)

    ResponderEliminar
  6. O meu pai chegou a ser, talvez, o primeiro comerciante(mercearia) português a usar um para informatizar stocks de produtos. Podendo assim gerir melhor o que entrava e o que saía...

    ResponderEliminar