2020/04/05

VW ID.3 terá HUD com Realidade Aumentada


A VW não está a poupar esforços para fazer com que o seu ID.3 seja um sucesso, e para isso recorre também a um sistema de Head-Up-Display com capacidades de Realidade Aumentada.

É certo que todos os HUDs podem ser considerados "realidade aumentada", já que projectam imagens digitais no pára-brisas ou num pequeno visor transparente, para que fiquem sobreposto no mundo real. No entanto, isso normalmente resume-se a uma pequena fileira com algumas informações sobre a velocidade e indicações do sistema de navegação.

Para o ID.3, a VW apresenta-nos um vídeo que demonstra capacidades bastante mais ambiciosas, que fazem acreditar que seja capaz de apresentar informação de navegação e de segurança numa área bastante mais vasta do pára-brisas, e podendo fazer com que as informações de navegação pareçam estar precisamente sobre as estradas. É algo que a VW apresenta como sendo um "opcional", mas que para funcionar como é apresentado no vídeo, terá que recorrer a coisas como tracking dos olhos do condutor, para apresentar as imagens na posição e perspectiva correcta, e muitas outras coisas que preferirei "aguardar para ver" se será mesmo assim.


Não menos interessante e de implementação mais fácil, está a identidade luminosa do carro, em que a VW também tem investido bastante (no vídeo acima podemos ver a fileira de luzes abaixo do pára-brisas dar as indicações de viragem de forma quase subliminar).





Embora persistam os rumores que a VW está com sérias dificuldades em terminar todo o software, os responsáveis da marca garantem que o ID.3 continua com data de lançamento sem alterações, para este Verão.

1 comentário: