2020/04/22

Fortnite chega à Play Store da Google


Após ano e meio a forçar os utilizadores a instalarem o Fortnite para Android manualmente através do seu próprio instalador, a Epic cede e passa a disponibilizar o popular jogo na Play Store da Google.

Em Agosto de 2018 o Fortnite chegou ao Android, mas confirmando os rumores de que o mesmo não seria disponibilizado através da Play Store para evitar o pagamento da comissão de 30% à Google. Uma situação que se foi complicando com as directas e indirectas sobre a falta de segurança provocada pela instalação de software de fora da Play Store; e também pelas críticas de, no iOS, a Epic não "reclamar" de pagar a comissão à Apple - sendo que aí nem sequer tinha forma de escapar à App Store.

Mas agora, passados 18 meses, a Epic lá optou por lançar o Fortnite na Play Store, mas deixando claro que isso não significa que deixará de lutar contra as comissões que considera excessivas, praticadas pela Google e Apple.



É de imaginar que o número de novos jogadores a descarregar o Fortnite em Android tenha atingido um volume reduzido, fazendo a Epic reconsiderar a sua posição. Neste momento já conta com os milhões de jogadores que não hesitaram em instalar o jogo usando o seu instalador; agora, irá tentar ir buscar todos os outros que não o fizeram por o jogo não estar disponível directamente na Play Store. Afinal 70% de mais alguns milhões de novos jogadores é melhor que 100% de "zero" jogadores que não estavam dispostos a permitir apps de fora da Play Store nos seus smartphones / tablets.

5 comentários: