2020/04/11

Google lança teclado braille para Android

A Google vem facilitar a vida aos utilizadores sem visão, com um teclado que permite escrever em braille directamente no ecrã de um smartphone Android.

Em tempos aquilo que parecia uma tarefa impossível - de ter pessoas sem visão ou com visão reduzida a usarem dispositivos com touchscreen - tornou-se na realidade, graças aos muitos serviços de acessibilidade que foram sendo adicionados ao longo dos anos. O reconhecimento de voz e síntese de voz facilitam a vida a quem não pode ver o que está no ecrã, e agora torna-se possível escrever em braille no ecrã de um smartphone Android sem necessidade de qualquer acessório de hardware adicional.

Este teclado braille da Google disponibiliza seis zonas, cada uma representando um dos seis pontos braille que representam uma letra.


Para lhe dar uso é necessário activar a opção TalkBack na secção de acessibilidade do Android, e de seguida activar o teclado braille.

Por agora o teclado suporta braille de grau 1 e grau 2 em inglês, em equipamentos com Android 5.0 ou mais recente, e com a promessa de que futuramente serão adicionadas mais línguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)