2020/04/29

Google Meet gratuito para todos


Para fazer face ao domínio do Zoom a Google vai abrir o acesso do Google Meet a todos os utilizadores de forma gratuita - servindo como mais um capítulo da longa telenovela de reviravoltas nos seus serviços de comunicações.

A "palhaçada" da Google ter decidido matar o Hangouts para, em seu lugar, lançar uma série de serviços fragmentados e diferenciados, separando vídeo e mensagens (Allo, Duo, Meet, Chat), que depois acabou por voltar a juntar (e alguns deles já tendo sido cancelados, como o Allo), continua. Agora, com a constatação de que efectivamente não fazia qualquer sentido fragmentá-los, ao permitir o acesso gratuito ao Google Meet para todos os utilizadores.


O Meet é o serviço de videoconferência da Google, que até ao momento estava disponível apenas para utilizadores do G Suite, vocacionado para empresas (e também para escolas, através do Google Classroom). Mas a partir de agora fica disponível para todos os utilizadores com contas Google através do meet.google.com na web, ou através das apps para Android e iOS. Como é habitual na Google, poderá demorar alguns dias até que a funcionalidade fique disponível para todos.

Qualquer pessoa poderá criar videoconferências com até 100 participantes e sem qualquer limite de tempo - um dos maiores entraves do Zoom para as contas gratuitas - embora a Google diga que a partir de Setembro poderá começar a limitar a duração a 60 minutos para as contas gratuitas (interrogo-me quantos dos utilizadores pagos agradeceriam que essa limitação também lhes fosse aplicada!)

Ficamos a aguardar pelos próximos episódios, quando um destes dias a Google voltar a ter a brilhante ideia de que, o melhor mesmo, seria agrupar todos os seus serviços de vídeos e chat numa só app!


Actualização: Duas semanas mais tarde, o Google Meet gratuito chega finalmente a todos os utilizadores.

2 comentários:

  1. Neste aspecto a Google sempre foi um desastre, anda nisto há décadas e não vai ser desta que faz uma app de comunicação decente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a achar que teve tudo para funcionar bem, o google talk para desktop funcionava muito bem. Bastava apenas melhorar a base, andaram para trás, com a ideia de tudo na cloud, foi péssimo... não houve 1 única vez que o Hangouts tenha sido uma app rápida, eficaz.
      Um desastre como falou e bem!

      Eliminar