2020/04/19

Polyend Tracker traz para o mundo físico os "trackers" musicais


Mais de 30 anos após a estreia do Utimate Soundtracker nos Commodore Amiga, o Polyend Tracker converte para hardware o mesmo conceito de sequenciador de música.

Estavamos em 1987 quando o Ultrimate Soundtracker mudou para sempre o panorama musical, permitindo que qualquer pessoa se pudesse aventurar a criar música com os seus quatro canais a que podíamos ir adicionando notas e criar padrões que, nas mãos mais experientes, poderiam dar origem a verdadeiras sinfonias musicais capazes de deixar queixos caídos. Desde então não faltam cópias e evoluções, com mais canais, mais efeitos, etc. que agora pode dizer-se que culminam com o aparecimento de um tracker por hardware.

Este Polyend Tracker será a mais fiel reprodução que se poderia esperar de um "soundtracker" convertido para uma máquina física, com muitas dezenas de botões físicos que permitem uma interacção directa com todas as funções, um ecrã generoso, e software que dá acesso a tudo o que se poderia esperar de um tracker de música.




Temos suporte para MIDI, samples de até 2 minutos, síntese Wavetable e FM, múltiplos efeitos, e até compatibilidade com ficheiros MOD. O único senão desta pequena maravilha é que tem um preço de 499 euros; um valor que até está em linha com muitos outros equipamentos musicais, mas que o deixa fora do alcance de muitos que sentem a nostalgia por estes sequenciadores (lá terão que satisfazer as memórias num tablet ou PC com um soundtracker em software.)


Para quem quiser um vídeo mais detalhado, que mostra como criar uma música do princípio ao fim no Polyend Tracker, aqui fica:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)