2020/04/25

ProtonMail para Android lançado como open-source


Seguindo-se à web app, versão para iOS e para desktop, também o ProtonMail para Android fica disponível como open-source para que a sua segurança possa ser validade por qualquer pessoa que deseje ver o seu código fonte.

A Proton desde sempre que se tem dedicado à segurança e privacidade, mas ao contrário das empresas que apostam na promessa de segurança sob um manto de secretismo no estilo habitual "não precisam de saber como fazemos as coisas, confiem em nós que nós tratamos de tudo", a Proton adopta uma filosofia bem diferente: "temos tanta confiança na segurança dos nossos produtos, que deixamos que todo o mundo possa ver como são feitos, para validar que são realmente seguros".

Foi precisamente isso que fizeram com outras das suas apps, e no caso do ProtonMail esta versão para Android era a última que faltava, ficando o código disponível no GitHub. Aliás, com este lançamento, a Proton refere que todas as suas apps (excepto as beta) estão disponíveis como open-source, concretizando a promessa feita aos seus utilizadores.

A Proton aproveitou ainda a oportunidade para revelar que o código do ProtonMail foi auditado por uma empresa de segurança independente, que validou que a app não tem qualquer vulnerabilidade ou falha de segurança que pudesse ser detectada. Resta saber se o exemplo da Proton poderá contagiar a indústria, fazendo com que mais empresas se sintam incentivadas a mostrar aquilo que vale a sua "prometida" segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)