2020/04/10

Xiaomi adiciona "com apps Google" na caixa dos seus smartphones


A Xiaomi viu-se envolvida num pequeno imbróglio, ao dizer que estava a ser forçada pela Google a adicionar uma referência na caixa dos smartphones a indicar que vem com apps da Google pré-instaladas.

A Google há algum tempo que começou a fazer algumas exigências aos parceiros que queiram ter os seus smartphones certificados, como a indicação "Powered by Android" durante o processo de arranque do smartphone, que passou a ser obrigatório para os smartphones lançados com Android 10 a partir do início deste ano. Mas agora havia o receio de que as exigências pudessem alastrar-se às próprias embalagens dos smartphones.

As caixas da Xiaomi para os seus smartphones na versão global para o ocidente, incluem a indicação: "with easy access to the Google apps you use most" (com acesso fácil às app Google que usas mais).

A medida gerou alguma polémica porque foi (compreensivelmente) associada ao facto da Huawei ter perdido o acesso às apps da Google, e assim se ter um elemento que faz alusão directa a essa diferença. Mas, na verdade, a situação parece ser mais pacífica e sem estar relacionada directamente com a Huawei.

A Google exige a pré-instalação de um conjunto mínimo de apps nos smartphones dos seus parceiros (Google App, Chrome, Play Store, Gmail, Google Maps, e YouTube), mas estes são livres de poderem instalar mais apps da Google se assim o entenderem. Se o fizerem, a Google recomenda (mas não obriga) que façam referência a isso através do texto transcrito acima, sendo algo que a Xiaomi optou por fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)