2020/05/11

Acelera o Android com atalhos para os atalhos


O Android oferece tantas funcionalidades que é natural que algumas delas passem despercebidas aos utilizadores. Uma delas pode revelar-se particularmente interessante para quem passa o dia a usar os atalhos, e que talvez não saiba que pode criar icons de atalho para esses atalhos.

Os atalhos no Android chegaram (de forma oficial) por altura do Android 7.1, permitindo que as apps disponibilizassem o acesso a funções específicas ao manter o dedo sobre o icon da app. Por exemplo, o velhinho Hangouts permitia ir directamente para uma chamada de voz ou de vídeo, a app da câmara permitia ir directamente para o modo selfie, etc. etc. Nalguns casos, esses atalhos acabam por ser aquilo que usamos 99% do tempo - como quem apenas vai à Play Store apenas para ver se existem actualizações disponíveis, que também está disponível como atalho - e pode ser mais produtivo passar a usar um atalho para o atalho em vez do atalho para a própria app.


E é aqui que entra a parte que muitos utilizadores poderão desconhecer, depois de manterem o dedo por algum tempo na app, para fazer aparecer a secção dos atalhos, podem manter pressionado o botão no atalho que desejam e arrastá-lo para o homescreen. A partir desse momento, em vez de terem que usar a táctica para aceder ao atalho através do icon da app, podem tocar directamente no novo icon do atalho para efectuar imediatamente a função.

Poderá ser necessário um curto período de habituação, pois estes atalhos terão uma imagem diferente daquela a que estamos habituados a utilizar, mas garanto-vos que isso é algo que ficará automaticamente resolvido ao fim de um par de dias - e nem vão querer acreditar o quanto tempo esta técnica permite poupar para acções frequentes.

5 comentários:

  1. E é possível criar/configurar mais funções/atalhos dentro da aplicação, para que apareçam mais atalhos quando se pressiona o ícone da mesma?

    ResponderEliminar
  2. Bo dica. Descobri por acaso. Mas não é atalho para um atalho, é um atalho para funções dentro do app.

    ResponderEliminar
  3. O que me chateou foi a ausência de um atalho direto para as teclas de chamada, justo num aparelho que surgiu como um telefone, rsrs.

    ResponderEliminar