2020/05/22

Action Blocks facilita acessibilidade no Android com botões programáveis


A Google lançou o Action Blocks para Android, que permite a criação de botões programáveis que facilitam a realização de todo o tipo de acções para utilizadores com necessidades especiais.

Quer sejam crianças, adultos, ou séniores, nem sempre todas as pessoas têm a destreza ou capacidade para fazerem aquilo que a maioria das pessoas considera "fácil". Para algumas pessoas, até o processo de fazer um telefonema para um determinado contacto se pode revelar um desafio, mas que agora poderá ser facilitado com este novo sistema.

O Action Blocks da Google - já disponível na Play Store - pretende dar mais um passo na acessibilidade no Android, permitindo a criação de botões programáveis para desempenhar diversas funções.



De forma rápida, é possível criar botões que façam coisas como: telefonar para um familiar, liguem ou apaguem as luzes, tirem uma selfie, e muito mais; e que ficam disponíveis como botões de grandes dimensões que se podem colocar directamente no ecrã principal de um smartphone ou tablet Android.

Poderá ser a ferramenta ideal para que avós, ou outras pessoas com maior dificuldade em lidarem com as tecnologias, comecem a explorar as suas capacidades.


2 comentários: