2020/05/26

AMD vai manter socket AM4 para os Zen 3


Em contraste com a Intel, cuja recém-apresentada 10ª geração de CPUs volta a trocar de socket, a AMD mantém o compromisso feito com os fãs, anunciando que a próxima geração Zen 3 continuará a utilizar o socket AM4 e será compatível até com motherboard mais antigas.

Manter o mesmo socket para uma nova geração de CPUs dá aos utilizadores a possibilidade trocarem o CPU dos seus computadores sem terem que trocar de motherboard. Inicialmente a AMD tinha dito que os Zen 3 apenas iriam funcionar nas motherboards com chipsets mais recentes X570 e B550, mas entretanto já veio dizer que também serão compatíveis com as boards mais antigas X470 e B450.

Mesmo considerando que quem está a planear um computador novo normalmente opta por comprar todos os componentes, para tirar partido do que melhor puder utilizar (dentro do seu orçamento) no momento; por vezes a possibilidade de trocar o CPU para um de nova geração é uma forma bastante económica de manter um computador actualizado durante mais alguns anos.

Claro que tudo isso cai por terra quando a nova geração de CPUs obriga a trocar de motherboard, e a troca de motherboard puder obrigar a trocar de módulos de memória RAM. Mas pelo menos no caso dos AMD Zen 3, a coisa parece que vai correr da melhor maneira para todos os que já tiverem computadores com motherboards AM4.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)