2020/05/21

Blogger estreia novo interface (que é uma desgraça)


O Blogger da Google é um produto que parece ter sido abandonado há anos mas o maior problema é que, quando apresentam novidades, quase nunca são para melhor, como acontece com o novo interface.

Sou um fã de longa data do Blogger, sendo ele que suporta o Aberto até de Madrugada e demais blogs da família, e ao qual agradeço me ter libertado de toda e qualquer preocupação relacionada com o alojamento ao longo de mais de uma década (com alguns muito raros incidentes pelo caminho). Mesmo estando longe de ser uma plataforma perfeita, as suas falhas são daquelas coisas com as quais se aprende a conviver e tolerar... até certo ponto.

Agora, vindo do nada, o Blogger avança com a oficialização do novo interface do seu backoffice, a parte onde se faz toda a gestão do blog, onde se escrevem os artigos, se faz o seu agendamento, se tratam dos comentários, etc. E o grande problema é que é um completo desastre!

Na infeliz tradição da Google, o novo interface reduz significativamente a quantidade de artigos que se pode ver por ecrã (para cerca de metade), e ao trocar a apresentação em "lista" pela apresentação em "cartões", torna completamente indecifrável tentar perceber para que data / hora um post está agendado.

Para piorar a situação, se por agora o Blogger permite que se continue a utilizar o interface antigo, isso é algo que a equipa do Blogger diz que será removido em Julho, obrigando todos os utilizadores a usarem o novo interface. Da minha parte, resta-me continuar a enviar o feedback de como esta alteração é um enorme retrocesso, e quando o novo interface chegar, seguramente irá fazer com que perca bastante mais tempo (desnecessariamente) a fazer o processo normal de manter o Aberto até de Madrugada e demais blogs.

1 comentário:

  1. Experimentei e também não gostei. Quando usei a nova versão para criar um tópico as fotos diminuíram de tamanho e quando se abrem ficam muito pequenas. O que resulta péssimo para um blog onde as imagens são o mais importante. Será que eles fizeram isso para pouparem espaço ? E se for assim terei que sair do blogger!

    ResponderEliminar

[pub]