2020/05/21

iOS 13.5 chega com FaceID para máscaras e contact tracing para Covid-19


A Apple já lançou o mais recente iOS 13.5, que vem com ajustes ao processo de desbloqueio Face ID, e implementa o sistema de contact tracing para o Covid-19.

O Covid-19 obrigou a Apple a rever o processo de desbloqueio via Face ID, que se torna praticamente inútil devido à utilização de máscaras. A alteração não faz magia quanto a adivinhar o rosto do utilizador por trás de uma máscara, mas faz com que o processo de aceder ao desbloqueio via PIN fique imediatamente acessível com o gesto de deslizar para cima sem que fique "encravado" pelo processo de reconhecimento facial, que poderia original atrasos de vários segundos até que permitisse saltar para o código PIN (ou password).

A outra novidade é a chegada do sistema de contact tracing para o Covid-19 desenvolvido em conjunto com a Google.


No entanto, este sistema, que vem desactivado de origem, só poderá ser activado se por cá surgir uma app oficial que lhe dê uso; sendo que por agora indica apenas que não está disponível no nosso país.

Por último, entre as habituais correcções de segurança, temos também uma nova opção que permite desligar o modo que muda o tamanho das janelas dos intervenientes que estão a falar, nas chamadas FaceTime em grupo. Uma opção para quem preferir que todos os participantes permaneçam sempre com as janelas do mesmo tamanho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)