2020/05/14

Chrome beta ganha agrupamento de tabs


Com o browser a tornar-se parte cada vez mais importante da vida diária de quem trabalha com um computador, o Chrome prepara-se para facilitar a gestão das tabs abertas com a possibilidade de agrupamento de tabs.

Por agora disponível apenas no Chrome Beta, torna-se possível fazer o agrupamento de tabs, com atribuição de um nome e cor aos grupos para facilitar a sua organização numa janela cheia de páginas abertas. A cor de cada grupo prolonga-se pelas respectivas tabs que lhe pertencem, tornando o processo de identificar a tab pretendida bastante mais simples quando se têm dezenas de tabs lado a lado.

A Google dá como exemplo poder usar-se o sistema para separar tabs com coisas a fazer, em curso, ou já feitas - servindo como um mini gestor de tarefas em que basta arrastar as páginas de um grupo para o outro para ficarem resolvidas. Mas claro, cada um poderá utilizar estes grupos da forma que bem entender. Ao menos, deixa-nos utilizar emojis como nome dos grupos, o que evitará desperdiçar o tão necessário espaço naquela zona para quem tem dezenas e dezenas de tabs abertas por janela.

Espero apenas que até à versão final, a equipa do Chrome também adicione a possibilidade de se "minimizar" os grupos, para que fosse possível poupar ainda mais espaço útil na barra de tabs.


Actualização: Já está disponível para todos no Chrome 83, e com referência à capacidade de compactar / expandir os grupos de tabs.

2 comentários:

  1. Pessoalmente, considero que não tem a mínima utilidade. O tab stacking do Opera, isso sim, mas em 2010 era muito à frente, por isso tiverem de acabar com esta funcionalidade...

    ResponderEliminar
  2. É basicamente inútil, é só um agrupamento visual. Não dá para arrastar os grupos nem tem outras acções predefinidas de jeito para grupos. Ainda é beta, portanto a ver se adicionam algumas coisas

    ResponderEliminar