2020/05/09

Como criar um watchdog com ESP8266 para fazer reset ao router se ficar sem internet


Se usam frequentemente o acesso remoto para casa através da internet mas têm um router que por vezes precisa de levar um "desliga e liga" para recuperar as ligações, vão achar útil este pequeno e económico sistema que usa um ESP8266 para fazer reset ao router no caso de perder a ligação internet.

Nem sempre os routers / modems dos operadores têm o nível de estabilidade desejado, fazendo com que por vezes possa ficar "encravados" e ser necessário fazer um ciclo de desligar e voltar a ligar para que fiquem a funcionar por mais algum tempo. Para salvaguardar contra esse tipo de interrupções, nada como criar um "watchdog" que trata de fazer esse processo automaticamente no caso de se ficar sem acesso à internet.

Neste caso, o sistema é extremamente simples, consistindo num ESP8266 ligado a um módulo com um relé. O ESP8266 vai testando periodicamente se tem acesso a uma página do Google (ou outra que se deseje), e no caso de não ter, poderá cortar a energia ao router para lhe provocar um reset forçado.

De notar que isto só irá resolver casos em que o problema seja mesmo do router e não de uma falha do acesso à internet do lado da operadora (que também irá provocar os resets). E por outro lado sinaliza também que será melhor considerarem contactar a operadora para que coloque um modem / router que ofereça uma melhor qualidade do serviço. Podem também espreitar para ver se o router não tem já opções que poderão minimizar esse comportamento (alguns permitem programar reboots diários num horário à escolha).


Idealmente, é o tipo de coisa que não deveria ser necessário, mas infelizmente o mundo real nem sempre é ideal. Não esquecer também que em vez do router também o poderíamos utilizar para manter aparelhos ligados ou desligados dependendo de se ter ligação à internet.

3 comentários:

  1. O ideal é trocar de router :-) já tive 2 diferentes durante todos estes anos e só precisava de um par de reset ao ano.

    ResponderEliminar
  2. Se chegarem ao ponto de precisar de usar isto, ou troquem de router, operadora ou na pior das hipoteses - casa :D

    ResponderEliminar
  3. Bem pensado...
    Para o utilizador comum, pode não ter usabilidade...
    Mas para que precisa de ter serviços a correr, e garantir que está sempre online, terá muita util.

    Por vezes um simples desligar/ligar, quando não tem ninguém por perto, pode custar muito dinheiro.

    Parabéns pela ideia

    ResponderEliminar

[pub]