2020/05/18

Edison Mail deu acesso a emails de outros utilizadores


Uma actualização da app Edison Mail para iOS lançou o terror entre os utilizadores, ao repararem que tinham acesso aos emails de outras pessoas - e logicamente fazendo-os temer que outras pessoas tivessem acesso aos seus emails.

Sendo o email uma parte fundamental da vida digital actual (basta relembrar que continua a ser necessário para nos registarmos em todos os serviços que desejarmos utilizar), é algo que deverá ser guardado com o máximo de segurança - incluindo a activação dos modos de autenticação 2-factor sempre que possível. No entanto nem isso evitaria a estranha situação vivida por alguns utilizadores do Edison Mail que passaram a ter acesso aos emails de outras pessoas depois de uma actualização.



Os responsáveis depressa reverteram a actualização para a versão anterior, dizendo também que o bug apenas afectou um "número reduzido" de utilizadores (como fica sempre bem dizer no caso de grandes argoladas como esta), mas não há como evitar que este seja o tipo de bug que simplesmente não se pode aceitar.

É assustador pensar no potencial destrutivo que o acesso ao email de outras pessoas pode ter, não só revelando todo o tipo de informação privada sobre si, como também possibilitando que um desconhecido pudesse ter acesso a muitos outros serviços associados a esse mesmo email através do processo de reposição de passwords.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)