2020/05/12

Facebook encerra Instagram Lite


Depois de ter apostado no desenvolvimento de apps "lite", o Facebook parece ter mudado de ideias e já acabou com a sua app Instagram Lite, que passa a recomendar a utilização da app "completa".

As apps do Facebook têm crescido ao longo dos anos, tornando-se em tais monstruosidades que levaram à criação de apps em versão lite que pudessem ser utilizadas em smartphones com hardware mais limitado. Era uma táctica em parte ridícula, já que indirectamente comprovava que as apps completas se tinham tornado pouco eficientes, mas que o Facebook pode querer mudar. Quem tentar aceder ao Instagram Lite será agora confrontado com uma mensagem a informar que a app deixou de ser suportada e recomendado a utilização da app Instagram normal.


Os utilizadores poderão passar a usar a app do Instagram completa, ou em alternativa usarem a web app, adicionado a página web ao home screen.

A esperança é que esta desinteresse na app Lite possa sinalizar que a app principal do Instagram possa vir a receber um trabalho de actualização como o que foi feito no Messenger, que o fez passar dos 130MB para os 30MB. Isso sim, seria uma excelente novidade, e também a forma ideal de tornar desnecessária a existência de versões lite, garantindo que a app "normal" fosse eficiente para todos.


Infelizmente nem sequer se pode ver se será esse o caso, já que uma visita à Play Store para tentar descobrir o tamanho da app do Instagram actual relembra-nos que a Google ainda não tratou do ridículo problema que impede que se veja qualquer informação útil sobre a app:

Tanto o tamanho, como a versão actual, como a versão do Android necessária, são coisas que a Play Store nos diz que "varia de equipamento para equipamento", portanto não dando qualquer informação. Imagino que a Google ainda não tenha achado que isto fosse relevante, apesar de já nos termos queixado disto há mais de cinco anos, em 2015. Talvez lá para 2025?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)