2020/05/06

Google Drive para iOS ganha protecção Face ID e Touch ID

Se estiverem preocupados com o potencial acesso indevido às coisas que guardam no Google Drive quando emprestam o smartphone a alguém, passam a poder contar com um sistema de protecção que pedirá a autenticação via Face ID, Touch ID, ou usando o código PIN de recurso.

Até ao momento o Google Drive para iOS dava acesso total e indiscriminado a todos os ficheiros lá guardados, assumindo que alguém que estivesse a usar o iPhone já teria que ter passado pela autenticação necessária para o desbloquear. Só que mesmo assim há cenários em que pode ser aconselhável protecção adicional dentro das próprias apps, e é isso que a Google acaba de adicionar ao Google Drive no iPhone e iPad.

Quem se quiser precaver contra acessos indevidos, poderá activar a nova protecção Privacy Screen, que obriga a proceder ao processo de desbloqueio para ter acesso ao Google Drive. E, para que o processo não seja demasiado intrusivo, temos também a opção para que essa autenticação possa ser dispensada se estivermos a regressar à app num prazo de 10 segundos, 1 minuto, ou 10 minutos.

Ter em atenção que mesmo assim a Google adverte que esta funcionalidade poderá não garantir uma privacidade a 100%, já que poderá ser possível ter acesso a informação potencialmente relevante através de notificações, Siri, documentos partilhados com outros serviços, fotos partilhadas com outros serviços, e outras funcionalidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)