2020/05/08

Google Lens já pode ler textos e copiá-los para o computador


A Google adicionou uma nova funcionalidade ao impressionante Google Lens, que agora passa a poder falar o texto visto pela câmara, independentemente da língua que for.

A Google quer tornar o Google Lens mais útil para situações do dia a dia, e para isso avança com algumas novidades. Uma delas permite que se use a app para reconhecer apontamentos escritos (desde que se tenha o tipo de escrita minimamente regular), para de seguida e com facilidade poder seleccionar o texto e enviá-lo para a área de transferência do computador - ou seja, permite literalmente usar o smartphone para fazer o "copy-paste" de texto escrito numa folha para um documento no computador.


E, quer seja para auxiliar a aprendizagem de outras línguas ou simplesmente para tirar as dúvidas sobre a pronúncia de alguma palavra, é também possível pedir ao Google Lens que leia o texto visto pela câmara.


É ainda possível fazer pesquisas sobre palavras seleccionadas, que são apresentadas numa janela popup para que não se perca a referência ao ponto em que se estava.


Estas novidades estão a ser disponibilizadas desde hoje, no Lens integrado na app da Google no caso do iOS, e para Android na app específica do Google Lens. A parte de falar os textos seleccionados por agora estará apenas disponível para Android, com promessa de chegar em breve ao iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)