Numa reviravolta inesperada, o ICANN voltou atrás na sua intenção de vender a gestão dos domínios .org a uma empresa privada, o que indubitavelmente iria levar ao seu agravamento ao longo dos próximos anos.
O anúncio feito em Novembro de que o ICANN estava a planear vender a gestão dos domínios .org à Ethos Capital apanhou toda a gente de surpresa, e rapidamente esse estado passou de surpresa a choque. Se havia um domínio global dos três considerados principais (.com, .net e .org) cuja independência deveria ser salvaguardada de interesses comerciais, era precisamente o dos .org, utilizado por imensas organizações espalhadas pelo mundo.
Além disso, as negociatas posteriores que o ICANN tem feito, e que fazem prever um aumento substancial do preço dos domínios nos próximos anos, faziam também temer que fosse esse o principal intuito da potencial venda milionária dos .org. Mas felizmente, desta vez parece que a pressão pública surtiu efeito, e o ICANN revelou agora que a gestão dos domínios .org não será vendida.
BREAKING: ICANN has voted to REJECT the sale of the .ORG registry to private equity firm Ethos Capital. This is a major victory for the millions of nonprofits, civil society organizations, and individuals who make .ORG their home online. #SaveDotOrg https://t.co/K2qk85c3Ug pic.twitter.com/sFLcwZqU1B— EFF (@EFF) May 1, 2020
É uma vitória para a manutenção de uma parte fundamental da internet a salvo de interesses excessivamente comerciais; mas fica no ar o receio de que poderá ser apenas uma vitória simbólica que ajude a afastar as atenções do "outro receio", do aumento gradual dos preços dos domínios .com ao longo dos próximos anos. Só o tempo irá esclarecer essa dúvida...
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)