2020/05/20

MS PowerToys ganha launcher por teclado e gestor de teclas


Os fãs do teclado têm ainda mais motivos para testarem os mais recentes PowerToys da Microsoft, que incluem um gestor de teclado que permite redefinir teclas, e um launcher com pesquisa ao estilo do Spotlight da Apple.

O novo Run Launcher dos MS PowerToys vem modernizar o atalho Win + R que dá acesso à caixa para execução de um comando. Em vez da velha caixa de diálogo temos uma verdadeira caixa de pesquisa com apresentação dinâmica de resultados, e que até permite fazer coisas como executar programas como administrador, ou abrir a sua localização.


As suas capacidades poderão ser ampliadas através de plugins, que lhe permitem fazer coisas como funcionar como máquina de calcular, procurar por processos em execução, e muitas mais coisas que venham a ser desenvolvidas (não esquecendo que se trata de um projecto open-source da MS).

Ainda referente ao teclado, passamos também a ter um Keyboard Manager que permite redefinir qualquer tecla.


Com ele podemos dizer que a tecla A deverá escrever um B, ou que um B deverá ser um C, ou qualquer outra coisa que desejem redefinir - e que se poderá tornar útil para quem usa teclados com layouts estrangeiros e/ou prefira manter um acesso mais imediato a certos caracteres usando teclas que pouco utiliza.

No entanto, esta redefinição apenas se mantém activa se tiverem os PowerToys e o Keyboard Manager em execução em segundo plano - mas é melhor que nada, e do que utilizar outros utilitários que possam ter origem duvidosa para obter este efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)