2020/05/16

NASA mostra telescópio espacial James Webb "dobrado" para o lançamento


O telescópio espacial James Webb tem sofrido inúmeros atrasos, mas vai finalmente aproximando-se da sua conclusão, agora com a NASA a mostra-nos como ele fica no seu modo "dobrado", necessário para poder ser lançado para o espaço no próximo ano.

Se o Hubble já muito nos impressionou com as imagens que captou do universo, o James Webb permitirá captar imagens que serão o equivalente a passar de qualidade analógica para imagens Ultra HD; e para isso conta com um gigantesco espelho principal com diâmetro de 6.5 metros, composto por vários hexágonos desdobráveis, face ao espelho de 2.4 metros do Hubble.

Esta dimensão torna-se também um grande entrave para o fazer chegar ao espaço, motivo pelo qual conta com um engenhoso sistema que lhe permite ser dobrado sobre si próprio por forma a caber dentro do volume de lançamento de um foguete Ariane 5. E foi precisamente isso que a NASA agora mostrou: o James Webb completo e dobrado tal como se estivesse pronto a ir para o espaço.

Esperemos que tudo corra bem, e que no próximo ano já possamos começar a ver as primeiras imagens captadas por este sucessor do Hubble.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)