2020/05/16

Telebanco no Porto permitia levantar dinheiro sem sair do carro em 1965


Duas décadas antes do Multibanco começar a transformar a vida dos Portugueses, estreava-se no Porto em 1965 o serviço Telebanco que permitia levantar dinheiro e realizar outras operações bancárias sem sair do carro.

Se pensavam que o avanço dos "multibancos" portugueses, bastante mais capazes que os seus congéneres ATM estrangeiros, se limitava aos tempos modernos, poderão gostar de saber que a inovação nacional vinha de muito antes. Em 1965, o Banco Português do Atlântico estreava o serviço Telebanco na Praça D. João, que permitia que os clientes pudessem realizar operações sem sair do carro, com direito a "videochamada" e um sistema de tubo pneumático para o transporte do dinheiro - tal como hoje ainda vai sendo feito nalguns hipermercados.



O primeiro cliente terá sido Artur Cupertino de Miranda, ao volante de um Porsche 356 Roadster, sendo que isto aconteceu dois anos antes da instalação da primeira caixa "automática" em Londres.


Sabendo-se que nestas coisas ninguém gosta de ficar para trás, no ano seguinte o Banco Pinto & Sotto Mayor anunciava o Auto-Banco. Um sistema de banco drive-in que contava com várias cabines equipadas com gavetas extensíveis para realizar as diversas operações.



Um pedaço de história que é curioso recordar! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)