2020/05/07

NFC ganha carregamento wireless de 1W


Embora o sistema Qi se tenha tornado no mais comum para carregamentos wireless nos smartphones, em breve também o NFC terá a capacidade para transferir energia, mas com um limite de apenas 1W.

Enquanto o Qi pode suportar carregamentos de várias dezenas de Watts (já há smartphones a usarem 30W), o NFC ficará limitado a uma potência máxima de 1W, motivo pelo qual este seu Wireless Charging Specification (WLC) se destina essencialmente a equipamentos de baixo consumo, como earphones bluetooth, smartwatches, smart bracelets, stylus, etc.

Como principal vantagem tem o facto de não precisar de antenas adicionais, pelo que a maioria dos fabricantes poderá adicionar esta funcionalidade aos seus smartphones praticamente sem alterações - embora seja duvidoso se será vantajoso adicionar capacidade de carga wireless a um smartphone sem que ele próprio também suporte carregamento wireless.

Seja como for, sempre é mais um sistema que contribuirá para popularizar o carregamento wireless, e nem que seja como forma de libertar os earphones bluetooth, smartwatches ou braceletes dos carregadores "especiais", será sempre bem vindo! Em vez de se ser obrigado a levar três ou quatro carregadores diferentes quando se vai alguns dias para qualquer lado, bastará levar o smartphone e ir recarregando os acessório através dele quando necessário.

1 comentário:

  1. Era bom que com um update de firmware, os vossos smartphones com NFC pudessem começar a tirar partido disto :)
    Mas provavelmente, será necessário novo hardware do NFC.

    E ainda que fosse possível, os fabricantes de smartphones nunca o fariam..

    ResponderEliminar