2020/05/28

Partilhar um teclado e rato por dois computadores com o Barrier


Se têm dois computadores com dois monitores mas querem usar apenas um teclado e rato, podem resolver o assunto com o Barrier.

Usar dois computadores a partir de um só rato ou teclado é algo que, noutros tempos, obrigava a recorrer aos chamados KVM, aparelhos que permitem ligar um teclado, rato (e até monitor, se necessário) a vários computadores, seleccionando-se qual deles se quer usar. Só que, em vez de gastarem dinheiro, podem obter o mesmo efeito usando software, independentemente de usarem Linux, Windows ou macOS.

Em termpos a solução de eleição para isto era o Synergy; mas uma vez que passou a ser pago, a recomendação passou a ser o Barrier. E neste caso temos um exemplo que mostra como o podemos por em uso para manter um pequeno computador Raspberry Pi a partilhar o teclado e rato com um PC.

E ao contrário do que acontece com os KVMs físicos, aqui podemos ir adicionado computadores sem preocupação com o preço absurdamente excessivo que passam a ter quando se quer controlar mais de dois ou quatro computadores.


3 comentários:

  1. Aos anos que existe um programa da microsoft, mouse without borders, apenas precisa da ligação à internet, nada de hardware. Gratuito e até permite mover ficheiros de um pc para o outro.

    ResponderEliminar
  2. E o MWB funciona em dois SO's diferentes?

    ResponderEliminar