2020/05/28

Reconhecimento de voz: Pixel vs iPhone


Já passou mais de um ano desde que a Google prometeu acelerar consideravelmente o reconhecimento de voz nos Pixel usando um sistema offline que dispensa o processamento na cloud, e temos um exemplo prático do que isso representa, face ao reconhecimento de voz num iPhone.

Tanto os Android como os iPhones têm reconhecimento de voz surpreendentemente bom - o "problema" apenas surge quando somos confrontados com algo melhor. Estamos habituados a lidar com os sistemas de reconhecimento de voz como sendo algo que tem que ser feito com algum cuidado especial, temendo-se que a cada passo o reconhecimento possa não ser bem feito. Isso é também condicionado pelo facto do reconhecimento estar a ser feito com o atraso do processamento feito na cloud, muitas vezes com correcções a serem feitas posteriormente (de forma automática) em função do contexto.

Mas... e se o reconhecimento passar a ser feito praticamente em tempo real e à velocidade a que se fala? É isso que mostra este elucidativo exemplo, de como o reconhecimento de voz é tratado num Pixel e num iPhone.



Sabendo-se que a Apple se parece ter esquecido da Siri praticamente desde que a lançou, esperemos que com este exemplo se possa sentir mais motivada para dedicar novamente um pouco mais de atenção à sua assistente digital e à forma como reconhece o que lhe dizemos. E também seria simpático se a Google fizesse chegar este reconhecimento acelerado a mais smartphones e não apenas aos Pixel.

1 comentário: