2020/05/28

Google Maps está a esquecer-se do histórico por onde andamos


Muitos utilizadores que confiam na Google para guardar o histórico dos locais por onde andaram no Google Map estão a ser surpreendidos com meses e anos de "amnésia", em que os seus dados desapareceram.

O histórico da localização é uma ferramenta bastante interessante, que nos deixa ver por onde andamos a cada dia e cada hora (certo, também representa dados extremamente valiosos para a Google, chegando ao ponto de inferir que filmes poderemos ter visto no cinema, em função do nosso local e do horário). Embora recentemente tenha dado mais opções para quem desejar eliminar estes dados do histórico, neste caso problema temos o problema inversos: estamos a falar de pessoas que querem ter a sua localização guardada, mas esses dados estão desaparecidos sem explicação.


Inicialmente até suspeite que pudesse ser a Google a baralhar-se com a radical alteração dos padrões de deslocação devido ao confinamento em casa. Tenho amigos a quem o Google Maps vai perguntando se mudaram de casa, ou se a morada do seu emprego mudou; e nem vamos entrar na questão daquelas rotinas diárias em que sugeria sair de casa ou seguir para o destino habitual... sendo que nenhuma delas estaria a contar com a possibilidade de pandemia e confinamento.

Seja como for, a Google já reconheceu a existência do problema e diz que o irá resolver "em breve". Por isso, se tiverem dados em falta no vosso histórico de localização, é uma questão de aguardarem até que fique resolvido. (Por via das dúvidas, enviem feedback no Google Maps a relatar o problema, para garantir que não fica esquecido. ;)

1 comentário:

  1. É "preso por ter cão e preso por não ter"... Primeir queixam-se de que a Google guarda demasiados dados e acham isso uma afronta... Depois ficam surpreendidos quando a Google não apresenta "a vidinha"... Complicado, assim...

    ResponderEliminar