2020/05/19

Podcast Addict removido da Play Store (injustamente) devido a Covid-19


A app Podcast Addict volta a ver-se na mira da Play Store, desta vez obtendo a penalização máxima ao ser removido da loja da Google por - imagine-se - permitir ouvir podcasts que falam sobre o Covid-19.

Para evitar a tentativa de facturar abusivamente à custa do Covid-19, a Google impôs regras mais restritas para as apps que queiram fazer referência a um dos tópicos mais discutidos do momento. No entanto, a app Podcast Addict é meramente uma app de podcasts, que não contém qualquer referência a nada, a não ser aos podcasts que cada utilizador lhe decida adicionar. Ou seja, neste caso a app está a ser penalizada por permitir que os utilizadores ouçam podcasts que falem sobre o Covid-19, como se isso fosse culpa da app!

E infelizmente, não é a primeira vez que tal acontece, há cerca de um mês a app tinha sido também penalizada por, de forma idêntica, permitir que os utilizadores ouvissem podcasts com conteúdos para adultos. Uma situação que a Google finalmente reconheceu que era ridícula... se bem que agora fica demonstrado que tem memória curta.



No passado também passamos por situações em que a Apple bloqueou apps de leitura de ebooks por permitir que fossem lidos ebooks com conteúdos para adultos; coisa que felizmente foi ultrapassada e não parece ter voltar a acontecer recentemente. No caso da Play Store, tradicionalmente mais permissiva, torna-se ridículo que em menos de dois meses a mesma app esteja a passar por uma situação deste tipo.

Como o criador da app faz questão de referir, será que isso significa que também a app de podcasts da Google, o YouTube, o motor de pesquisa, o Gmail, e o Google Drive, também deverão ser removidos, por também permitirem aceder / ver / ler / guardar conteúdos relativos ao Covid-19?

2 comentários:

  1. E os browser? Também deviam ser removidos.

    ResponderEliminar
  2. Só mesmo o raciocínio dos americanos para resultar numa trapalhada dessas.

    Pobre povo que teima em manter-se burro...

    ResponderEliminar