2020/05/14

Qualcomm, Samsung e Huawei apostam no MPEG-5 EVC


A Qualcomm, Samsung e Huawei anunciaram que irão apoiar o novo codec MPEG-5 EVC (Essential Video Coding) com forma de lidar com os vídeos 4K e 8K.

O codec EVC consegue manter uma qualidade idêntica ao do antigo H.264 com tamanhos 31% inferiores, aproximando-se do que é possível obter com o H.265 - a diferença é que, ao contrário deste, o EVC dispensa o pagamento de licenciamento por cada equipamento que o suporte, tal como irá acontecer com o seu sucessor H.266 que também promete ser ainda mais eficiente.

No entanto, o EVC tem também a capacidade de suportar melhorias adicionais opcionais, que permitirão melhorar a qualidade / reduzir o tamanho dos vídeos, caso os fabricantes estejam dispostos a pagar por elas. Esperemos que não sejam opcionais que acabem por ser transferidos para os utilizadores finais: "Quer ter melhor qualidade de vídeo no seu smartphone? São apenas mais €5 por mês!"

Entretanto, a Google e outros grandes fabricantes vão também apoiando o AV1, que é um codec open-source que permite a sua utilização de forma completamente gratuita, e que até já está a ser utilizado pelo YouTube e Netflix para os equipamentos que o suportam.

7 comentários:

  1. History Repeating itself. Começamos provavelmente antes, mas o que me primeiro me lembros VHS / Beta; mais tarde Blueray / HD DVD; E agora guerra de Codecs. Na verdade o consumidor nunca fica a ganhar... Esperemos que desta vez seja diferente.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não faz sentido esta aposta com o AV1 pronto e já a entrar no mercado

    ResponderEliminar
  4. Concorrência...tão simples quanto isto...e a resposta por parte do consorcio que desenvolve o codec mais popular do momento!

    ResponderEliminar