2020/05/09

RTP apodera-se dos direitos de vídeos de autor português no YouTube que passaram na tele-escola


Helder Afonso tem um canal no YouTube chamado "Portugal visto do céu", onde publica vídeos de vários locais em Portugal gravados a partir de drones - mas a exposição acrescida que teve ao ver os seus videos exibidos (sem autorização) nas aulas da tele-escola resultaram numa consequência infeliz, vendo os seus vídeos bloqueados em resultado de queixas de violação de direitos de autor por parte da RTP.

Este tipo de situações é, infelizmente, comum e resulta da combinação de factores que é a atribuição automática dos direitos de autor aos canais televisivos de tudo o que eles emitem, e o facto de não haver qualquer penalização para quem faça este tipo de pedidos de forma abusiva, permitindo que o sistema dê total vantagem aos grupos editoriais. O resultado é chegar-se a este ponto ridículo, em que o próprio autor dos vídeos se vê na ingrata posição de ser tratado como criminoso pelo YouTube, por uma entidade externa dizer que os direitos dos vídeos lhe pertencem.

Para cúmulo, e como o próprio Hélder refere, tudo isto deriva do facto dos seus vídeos terem sido exibidos nas aulas de Estudo do Meio e Cidadania da tele-escola, sem qualquer pedido prévio de autorização! Ainda por cima, depois de contactada, a RTP diz que o assunto não é com eles e que terá que ser direccionado para o Ministério da Educação - quando na própria página da queixa no YouTube aparece expressamente que quem está a reclamar a propriedade dos direitos de autor é a RTP.

... Enquanto isso, os vídeos ficam bloqueados, sem possibilidade de serem vistos ou renderem receitas publicitárias, e o autor vai gramando com as mensagens em tom ameaçador do YouTube, que relembra que este tipo de "infracções" pode resultar na suspensão do canal ou até na sua eliminação por completo.

16 comentários:

  1. Isto so ira parar quando alguem com muito € colocar um processo a propria google por completo desrespeito dos direitos dos utilizadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. à google? o youtube é só um meio! O processo era à RTP ou qualquer entidade que faça este tipo de queixas de direitos de autor de conteúdos que não são delas

      Eliminar
    2. Mencionei a google porque nao tem processos montados que permita os pequenos produtores defenderem se. So lhes interessa o lucro. Achas que alguem faria isto com um pewdiepie?

      Eliminar
    3. Sim, fariam. Tanto que fizeram que ele teve vários copystrikes ao longo dos tempos e vários vídeos desmonetizados. Aqui é importante o país onde se gravam os vídeos e como o criador reage.

      Eliminar
  2. Infelizmente é uma prática comum dos canais televisivos. Conheço um caso semelhante que envolve a SIC, que roubaram música de um canal do YouTube a um produtor nacional.

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ir à página de youtube dele e está a funcionar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para ti está, mas ele já não é renumerado pelas visualizações, e perdeu todo o dinheiro que ganhou com aquele vídeo.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. O que é que o país tem a ver com isto? Ou só sentimos orgulho nacional quando o Ronaldo marca golos?

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Fascismo? Desculpa lá. A esquerdola ganhou. Quer dizer derrubam o fascismo impõe uma ditadura camuflada e agora vens dizer q o Fascismo ganhou. Vai dar banho ao cão. No tempo do Fascismo isto nunca aconteceria.

      Eliminar
    2. Só hoje em dia é que não há respeito. Nem pelo povo. Nem pelos autores. Venha mais um milhão para o Tordo.

      Eliminar
  6. A lei dos autores é só para beneficiar grandes grupos.

    ResponderEliminar
  7. Creio que este mecanismo é automático. Não tem de haver queixa propriamente pela RTP. Pode é, havendo reclamação, dizer que não está em infração.

    ResponderEliminar
  8. Aproveito para dizer que os videos da Tele-escola deviam estar presentes no youtube, porque no RTP Play não consigo fazer cast para a TV. E serem em HD...

    ResponderEliminar