2020/05/20

SD 8.0 acelera cartões de memória para os 4GB/s


A SD Association já revelou a nova especificação SD 8.0 que permitirá criar cartões com velocidades de transferência de 3940 MB/s tirando partido do PCIe 4.0.

Os cartões de memória continuam a ser indispensáveis no mundo moderno, e com isso há também a necessidade de acompanharem os requisitos crescentes para fazer face a coisas como vídeo 8K, câmaras com capacidade para captarem fotos / vídeo a alta-frequência, e muito mais. A SD Association tem estado atenta e já revelou o SD 8.0 com PCIe 4.0 e velocidades de até 3940 GB/s.


Face ao anterior standard SD Express 7.0, que apenas permitia uma máximo de 985 MB/s, o novo SD 8.0 introduz o PCIe 4.0, podendo funcionar em modo de 1970 MB/s usando uma única ligação PCIe 4.0 ou duas PCIe 3.0, ou chegar aos 3940 MB/s usando duas ligações PCIe 4.0.


Os novos cartões serão compatíveis com os dispositivos actuais, mas com as velocidades limitadas ao que o leitor utilizado permitir. Adicionalmente, ter em conta que lá por o interface permitir estas velocidades, não significa que os cartões que chegarem ao mercado (no final deste ano ou no início do próximo) conseguirão tirar partido delas; da mesma forma que não é por os actuais cartões UHS-III permitirem velocidades de 624MB/s que se atinjam esses valores.

1 comentário:

  1. Apesar de o interface permitir altas velocidades, a esmagadora maioria dos cartões estão muito atrasados. Por um lado os SD estão em desuso e os microSD têm pouco espaço para flash rápidas e para os conectores extra. Um microSD de alta velocidade atinge 110 MBps leitura e uns 80 em gravação. Tendo em conta que os interface permitem já 600 ...

    ResponderEliminar