2020/05/20

Google explora interface simplificado para Smart Displays


A Google quer tornar os seus smart displays mais acessíveis para pessoas que não estejam tão habituadas a lidar com tecnologia, e está a explorar formas de simplificar o interface dos seus smart devices, para os utilizadores séniores.

O Google Assistant, por muito capaz e impressionante que seja, ainda está longe de ter a inteligência que se desejaria que tivesse quanto a lidar com os pedidos dos utilizadores. Adicionalmente, aquilo que é apresentado no ecrã de um smart display, nem sempre poderá ser interpretado de forma fácil por quem está a olhar para ele. Para algumas pessoas, especialmente nas faixas etárias mais avançadas, até as coisas "simples" se podem tornar complicadas, e é isso que a Google quer abordar.

Numa fase inicial as alterações consistirão na apresentação de cartões informativos específicos, para dar conhecimento do tipo de coisas que os utilizadores poderão pedir ao Google Assistant, como pedir para tocar certos tipos de música, ou uma estação de rádio específica, ouvir as notícias, perguntar pelo estado do tempo, etc.; e também a criação de uma lista de contactos frequentes, para que possam iniciar videochamadas com eles de forma mais rápida.

O programa piloto irá testar estas alterações num lar para cidadãos seniores, podendo no futuro ser expandidos a todos os utilizadores (por mim, penso que se justificaria disponibilizar uma opção para "utilização simplificada", que tivesse em conta situações mais frequentes naquela faixa etária, como visão e audição reduzida, etc.)

1 comentário:

  1. Eu já tive um Lenovo Smart Display, e achei aquilo a coisa mais burra. Deviam mudar o nome para Senior Display ou coisa assim...

    ResponderEliminar