2020/05/20

Chrome 83 chega com novos formulários e aviso para fim do Flash


A Google já lançou a mais recente actualização para o Chrome, sendo que as alterações mais visíveis serão o novo design dos elementos dos formulários, e mais um alerta a relembrar o adeus ao Flash.

Para além das habituais melhorias de segurança e de bastidores, a alteração mais visível do novo Chrome 83 é a remodelação dos elementos nos formulários. Alterações que a Google justifica com o objectivo de manter uma maior uniformidade na utilização da web independentemente da plataforma em que se estiver a utilizar o Chrome - sendo algo em que a Google colaborou com a MS, que de resto já os tinha aplicado no Edge "Chromium".

As alterações não são radicais mas serão facilmente notadas, com coisas como as caixas de texto activas a ficarem rodeadas por uma linha escura mais carregada. Há também quem critique a alteração, por considerar que o browser não deveria alterar o design típico dos elementos do sistema, já que um utilizador macOS esperaria ver elementos com o visual a que está habituado, assim como quem o usar em Linux, ou Windows 10.

A outra alteração será visível para quem ainda dá uso a conteúdos Flash, sendo que esses conteúdos serão agora acompanhados de um alerta que relembra que o Flash deixará de ser suportado a partir de Dezembro de 2020.


Confesso que ainda há alguns jogos Flash que vou revisitando ocasionalmente no browser, e que ficarei com pena se deixarem de poder ser jogados... mas entre isso e ter um poço de vulnerabilidades sem fim no browser, prefiro procurar jogos mais modernos que dispensem o Flash quando tiver que me entreter no browser. Com sorte, tal como temos emuladores no browser que nos dão acesso aos jogos clássicos do Spectrum, Amiga, etc. também poderemos vir a ter emuladores dos jogos flash para os preservar.

1 comentário: