2020/05/27

Texas Instruments remove programação nas suas calculadoras


A Texas Instruments está a angustiar muitos dos seus clientes, tendo deliberadamente removido a capacidade de algumas das suas calculadoras programáveis poderem executar programas em C e Assembler.

O sector das máquinas de calcular científicas é desde há muito criticado por ser um monopólio onde muitas instituições exigem o uso de calculadoras específicas e que os fabricantes mantêm essas máquinas com preço obscenamente elevados (muitas delas custando mais que smartphones, com hardware e capacidades muito superiores). Mas, pior ainda, é quando marcas como a Texas Instrument decidem limitar as capacidades das suas máquinas.

Com a mais recente actualização de firmware, a Texas Instrument removeu, sem qualquer pré-aviso, a capacidade de algumas calculadoras poderem correr programas em C / ASM, afectando modelos como as TI-84 Plus CE, TI-83 Plus CE-T e TI-83 Premium CE. Isto põe um ponto final em projectos que demonstravam as capacidades destas máquinas com coisas como jogos (incluindo o icónico Doom) e muitas outras coisas.

A Texas justifica a alteração como sendo uma forma de evitar que os alunos contornem as limitações do modo "exame" e utilizem as máquinas para copiarem nos exames; mas é uma justificação que não convence, já que continuarão a existir formas de o contornar, e muitos dos actuais utilizadores simplesmente optarão por dispensar a dita actualização e manter-se no firmware antigo. No entanto, para quem comprar as calculadoras a partir de agora, arrisca-se a ficar limitado até que surja um "jailbreak".

4 comentários:

  1. Essas calculadoras over priced deviam ter sido erradicadas do ensino quando os computadores se banalizaram, mas não, as máfias têm de ser alimentadas.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma Voyage V200 na altura paguei 250 paus por ela para usar na Universidade é um maquinão... mas esta opção da Texas em retirar a opção de programação será um tiro no pé...
    Eu se não fosse essa opção não comprava nenhuma destas maquinas... ficava-me pela minha casio fx 6300g que chegava e é mais barata.

    ResponderEliminar
  3. Posso dizer que foi a primeira plataforma para a qual programei.
    Nas aulas do secundário com a TI-83 que comecei nessa aventura :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma TI-84 Plus CE e criava programas Asm simples para estudar até que a TI me faz isso, decepcionado

    ResponderEliminar