2020/05/20

Windows 10 vai correr apps gráficas Linux


A Microsoft está a melhorar o seu subsistema Linux no Windows 10, e que irá suportar correr apps com interface gráfico em janelas lado a lado com apps Windows.

Foi um grande surpresa, ao nível de "o inferno vai congelar" quando a MS revelou que o Windows 10 iria contar com um subsistema Linux (WSL). Até agora esse suporte limitava-se a coisas efectuadas num terminal com a poderosa mas pouco apelativa linha de comando, mas em breve será também possível correr apps gráficas Linux, em janelas lado a lado com apps windows tradicionais.

De momento já era possível correr apps gráficas Linux no Windows, mas recorrendo a ferramentas (X Server) de terceiros com desempenho nem sempre satisfatório. Com o suporte oficial integrado no Windows, os utilizadores passarão a contar com aceleração gráfica por hardware (GPU), o que deverá resultar em desempenho idêntico ao que poderiam obter numa máquina Linux nativa.

Embora o WSL e o novo WSL 2, que chegará ao Windows 10 este mês, continuem a ser ferramentas principalmente vocacionadas para developers; não me parece difícil antever que se vão dando passos que, daqui por mais uns anos, permitirão que qualquer utilizador possa correr apps Linux nos seus computadores Windows sem grandes chatices nem necessidade de recorrer a máquinas virtuais. Resta saber se com isso a MS espera vir a "absorver" o Linux... ou se se assistirá ao a uma transição em sentido inverso, em que será o Windows 10 a tornar-se em algo equivalente a "mais uma" distro Linux.

... Se bem que, para isso, seria necessário que a MS fizesse aquilo que já deveria ter feito há muito: disponibilizar o Windows 10 gratuitamente para utilizadores domésticos.

3 comentários:

  1. Sabem o que já corre "apps gráficas Linux"? Qualquer distribuição de Linux... para quê ter windows pelo meio?!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem, este sistema está cada vez melhor

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje estive 10min para arrancar com o ruim porque fez atualização... Linux apenas usa 2gb de RAM e é rápido. Para quê usar um sistema de ficheiros que é pior e consome mais recursos?

    ResponderEliminar