2020/05/06

Xiaomi pede patente para smartphone com câmara frontal invisível


Tendo já passado quase um ano desde que a Xiaomi explicou como colocou uma câmara frontal invisível sob o ecrã de um protótipo, temos agora um pedido de patente que poderá sinalizar que está para breve a chegada ao mercado do primeiro smartphone com este tipo de câmara.

Tanto a Xiaomi como Oppo pareciam estar bem encaminhadas para nos trazer um smartphone com câmara frontal invisível, tirando partido da transparência dos ecrãs OLED que permitiria colocar uma câmara debaixo do ecrã sem necessidade de um notch ou furo. No entanto, alguns meses mais tarde, a Xiaomi admitiu que isso fazia reduzir substancialmente a quantidade de luz que chega ao sensor, e que não permitia a utilização da câmara frontal ao nível que esperava. Mas as coisas podem ter mudado...

A Xiaomi pediu uma patente precisamente para este tipo de câmaras sob ecrã, contemplando a possibilidade de diferentes localizações no topo do ecrã, ao centro ou mais ao lado.

No sistema descrito pela Xiaomi, a secção sobre o ecrã ficaria em modo transparente quando se quisesse utilizar a câmara, passando à função de ecrã normal quando não se precisasse da câmara.

... Já na altura dizia que sacrificaria de bom grado a qualidade da câmara frontal pela vantagem de ter o ecrã completo sem notches ou furo, ou necessidade de módulos mecânicos popup para a câmara. Vamos lá ver se a Xiaomi também acha o mesmo...

4 comentários:

  1. o que posso dizer é que no meu mi 9t com modulo mecanico ja leva um ano de muito uso. Qualquer smartphone com notch é um retrocesso a este meu dispositivo. Por mim, que continue o modulo mecanico enquanto nao houver resultados equiparáveis. Robusto que baste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leu bem a informação? Aqui fala-se de "câmara frontal invisível sob o ecrã", não um "smartphone com notch".

      Eliminar
    2. Estava com a expectativa de que em 2020 existem mais modelos de gama média com câmara pop-up tipo o mi 9t, pelos menos enquanto passo intermédio para as câmaras debaixo do ecrã, em vez disso só tenho visto notchs e buracos feiosos no ecrã até em equipamentos de gama alta, uma desilusão... A excepção é o K30 Pro da Xiaomi mas esse está fora do meu orçamento.

      Eliminar
  2. Neste momento tenho um Huawei p smart pro com câmara pop UP e não quero mais telefones com ecrans cheios de buracos

    ResponderEliminar