2020/05/04

Xiaomi adiciona opção para não enviar dados em modo incógnito


Depois dos browsers da Xiaomi terem sido apanhados a enviar dados para servidores chineses até quando os utilizadores activavam o modo incógnito, a empresa apressou-se a disponibilizar uma nova opção - algo ridícula - para um modo incógnito "melhorado" que não faz o envio de dados.

Independentemente de haverem outros a fazê-lo e de poder ser prática comum também por browsers ocidentais, a verdade é que a Xiaomi não ficou nada bem neste caso, em particular devido ao detalhe "indefensável" de estar a recolher dados até quando os utilizadores activavam o modo incógnito, que desde logo faz pressupor que não fosse feito qualquer tipo de registo da sua actividade.

No entanto, em vez de fazer aquilo que seria o mais simples e correcto, removendo a recolha de informação neste modo, a Xiaomi optou pela solução mais complicada, que continuará a ser motivo para críticas: além do modo incógnito passa a haver uma opção para um "modo incógnito melhorado" no Mint Browser e Mi Browser Pro, sendo que só ao activar esta nova opção os dados deixarão de ser enviados.


É ridículo que tenha que seleccionar opções adicionais de privacidade para um modo incógnito que desde logo deveria ser privado de origem.

A existir uma opção, deveria ser uma opção que eliminasse todo o tipo de recolha de dados feita pelo browser, e não só uma que se aplicasse apenas à navegação feita em modo incógnito (e que nunca deveria ter qualquer tipo de recolha de dados).

... E com este caso, toda e qualquer referência da Xiaomi de que "se preocupa com a privacidade dos utilizadores" feita nos próximos anos, passará a ser assombrada pela forma como lidou com esta situação. E como bem sabemos, conquistar a confiança é algo que demora anos, perdê-la é algo que pode acontecer num mero instante como este.

2 comentários:

  1. É precisamente o contrário Carlos: só se activares essa opção "melhorada" é que vais passar a enviar dados agregados da tua utilização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já serve como exemplo para demonstrar a confusão que eles esperam gerar. :)

      Eliminar