2020/06/07

Airbus explora formato "asa voadora" para avião comercial


A Airbus está a aproveitar uma ideia do passado para tentar revolucionar a aviação comercial, recorrendo ao formato de "asa voadora" para reduzir os consumos em 20% e criar aviões mais silenciosos e eficientes.

Nas últimas décadas a aviação tem evoluído a "passo de caracol" em termos de eficiência, mantendo-se praticamente inalterado o formato dos aviões e com as melhorias a serem conseguidas, muito vagarosamente, à custa das melhorias nos motores. Mas a Airbus tem estado a estudar algo radicalmente diferente, mas que na realidade vai buscar ideias exploradas há 70 anos atrás!

O Maveric da Airbus recupera o conceito de asa voadora, que permitiria criar um avião bastante mais eficiente, e com as dificuldades de controlo a serem agora algo mais fácil de ultrapassar graças a todas as assistências digitais.


Não há como evitar a comparação com a asa voadora proposta pela Northrop de 1938:


No entanto, por agora, tal como em 1938, este Maveric é apenas um estudo, que está a ser testado usando modelos à escala, sem que haja qualquer garantia de que alguma vez de venha a tornar num avião à escala real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)