2020/06/22

Apple deverá revelar MacBook Pro e iMac com CPU ARM na WWDC 2020


A Apple inicia a WWDC 2020 em versão digital hoje (22 de Junho), e segundo as indicações de Ming-chi Kuo, iremos ver o início da transição dos computadores Apple para os seus próprios CPUs ARM, começando com um MacBook Pro de 13.3" e um novo iMac.

Depois de anos de rumores, parece estar tudo a postos para mais um dos grandes momentos da história da Apple: o abandono dos CPUs Intel e a transição para os seus próprios CPUs ARM; algo que segundo Kuo, irá ser oficialmente anunciado nesta WWDC.

O primeiro computador Apple com CPU Arm (excluindo-se os iPhones e iPads e Apple TVs dessa categoria) irá ser um novo MacBook Pro 13.3", que contará com margens mais reduzidas em redor do ecrã - sendo que também seria interessante se integrasse um sistema Face ID para reconhecimento facial tal como nos iPhones e iPads. Um modelo que será acompanhado pouco depois por um iMac também redesenhado, com margens mais reduzidas no ecrã.

Segundo Kuo, todos os novos computadores Apple a partir de 2021 passarão a contar com CPUs ARM; e há alguns rumores de que, já nesta primeira geração, a Apple garante uma melhoria de desempenho que poderá atingir o dobro dos CPUs da Intel. Algo que, se for conseguido, deixaria a Intel em muitos maus lençóis, provavelmente fazendo com que outros fabricantes no campo dos PCs também se apressassem a considerar uma mudança para CPUs ARM.

Saberemos mais logo, quando assistirmos à sessão de abertura, que provavelmente também irá dedicar algum tempo à recente polémica de poder excessivo na App Store.

1 comentário:

  1. Em relação à performance dos CPUs Intel, deixo este vídeo com uma análise à design de refrigeração do Macboo Air como referência: https://www.youtube.com/watch?v=MlOPPuNv4Ec
    Pelo observado ou existe incompetência neste design, ou a Apple está propositadamente a fazer com que este equipamento tenha performance pior do que realmente tem.

    ResponderEliminar