2020/06/06

Chrome 85 evita erro frustrante no drag-and-drop


A Google vai finalmente corrigir um detalhe frustrante referente ao drag-and-drop no Chrome, fazendo com que o arrastar de um ficheiro para uma página web abra uma nova página em vez de substituir a actual.

O Chrome pode funcionar como "visualizador" de diversos tipos de ficheiros, como imagens e PDFs, bastando arrastá-los para o browser. Existem também sites que nos deixam fazer coisas como o upload de fotos bastando arrastar fotos para o local indicado, mas o problema é que caso se arraste uma foto para cima de uma página no Chrome, o browser considera que se navegou para a imagem, substituindo o site actual. Isso faz com que um pequeno deslize ao largar a imagem na página, fora do local definido, nos faça sair da página em que se estava e perdendo os campos que se tinha preenchido.

[Antes: largar uma foto substituía a página actual]

[Depois: largar uma foto abre uma nova página]

Com o Chrome 85 a Google promete resolver este problema de uma forma bastante simples e eficaz: quando se arrasta um ficheiro para cima de uma página existente, se ela não suportar o drag-and-drop, o Chrome irá abrir o ficheiro numa nova página em vez de substituir a actual.

Assim, no pior caso, teremos apenas uma tab adicional para fechar, mas sem estragar a página em que se estava. E, no caso de alguém querer mesmo substituir a tab actual, poderá continuar a fazê-lo, arrastando o ficheiro para cima do indicador da tab no topo do browser.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]