2020/06/19

Chrome ganha extensão para criar links com destaque em páginas


Tirando partido da nova capacidade de Text Fragments do Chrome, a Google lança uma extensão que facilita a criação de links com secções destacadas nas páginas.

Muitas vezes, em vez de partilhar o link para uma página, o que queremos fazer é chamar a atenção para uma secção específica nessa página; algo que se torna ainda mais complicado quando se trata de páginas grandes, quase sempre obrigando-nos a fazer uma pesquisa dentro da página para encontrar a parte que nos interessa. Com o suporte para Text Fragments, a Google dá com o Chrome um passo para resolver esse problema, esperando que o resto dos browsers siga o exemplo.

O que o Text Fragments faz é permitir que o browser destaque uma parte da página sem necessidade de qualquer código adicional na página, em vez disso recorrendo a instruções adicionadas no próprio URL com o código: #:~:text=texto a destacar. Permitindo fazer algo como isto.

Mas, para que não se tenha que andar a fazer isto manualmente, passa a existir uma extensão Link to Text Fragment para o Chrome, que facilita a criação destes links.



A ideia é interessante, mas para se tornar útil terá que contar com a adopção dos demais browsers. Veremos se o Firefox, Safari e outros estão dispostos a isso.


Actualização: No Chrome 90 já é oficial sem necessidade de extensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)