2021/04/18

Chrome 90 ganha opção de links para secções de texto

O Chrome vai facilitar a criação de links para secções específicas de uma página, com texto destacado, sem necessidade de extensões.

Nem sempre é fácil partilhar as partes relevantes de uma página, principalmente se se tratar de uma página web extensa onde a secção de interesse possa ser difícil de identificar. Mas isso passará a ser mais fácil, no Chrome e no Edge (que também usa o mesmo motor de base) com a possibilidade de se criarem links para secções seleccionadas de texto.

Se esta funcionalidade vos causa uma sensação de déjà-vu, têm razão. A Google apresentou-a há quase um ano com o suporte para text fragments, mas na altura sendo necessário instalar uma extensão para se conseguirem criar estes links. Agora, com o Chrome 90, esta funcionalidade passará a estar disponível de origem. Para lhe darem uso, bastará seleccionarem a parte do texto que querem destacar na página, clicar com o botão direito do rato, e escolher a opção "Copy link to highlight".
Como é habitual, esta novidade está a ser distribuída de forma faseada, pelo que ainda não aparecerá para todos. E para além disso, a Google promete também uma gestão de memória mais eficiente neste último Chrome, poupando cerca de 100MB por tab aberta (e com poupança de memória acrescida quando se minimizam grupos de tabs), melhoria no tratamento dos PDFs, e a possibilidade de se darem nomes a diferentes janelas do Chrome para mais fácil gestão para quem mantém múltiplas janelas com diversas tabs abertas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)