2021/04/18

Os erros da colorização por A.I.

As fotos e vídeos antigos com cores aplicadas via sistemas de AI podem estar a mostrar-nos um mundo bastante menos colorido do que deveria ser.

Temos visto cada vez mais vídeos e fotos antigos que recebem tratamento digital para ficarem com resolução melhorada e passarem de preto e branco para cores. Mas, por muito impressionantes que possam ser, há que estar consciente de que aquilo que estamos a ver pode ser bastante diferente do que realmente era; como alerta uma artista que fez uma experiência bastante simples: pegou em fotos antigas a cores, removeu as cores, e depois viu que tal ficavam com as cores repostas por um sistema de AI usando habitualmente para esta tarefa.


O resultado não é nada animador, com o sistema AI a optar por cores por vezes completamente diferentes (como trocar vermelho vivo por azul deslavado), e no geral resultando sempre em imagens bastante mais "monótonas" do que eram na realidade.

Esta não é a primeira vez que são levantadas questões sobre o efeito que estes sistemas de AI têm na recuperação de vídeos antigos. Por muito impressionante que sejam, e úteis, há que estar bem consciente das suas limitações, e do facto de nos poderem estar a mostrar um passado bastante mais "cinzento" do que era na realidade.

1 comentário:

  1. As imperfeitas invenções dos seres humanos a mostrar quão imperfeitas são as imperfeitas invenções dos seres humanos.

    ResponderEliminar