2020/06/06

Como ver os satélites Starlink


Descobrir quando os satélites Starlink vão passar de forma visível sobre o sítio em que estamos torna-se mais simples que nunca com a ajuda deste site, que até mostra o local exacto no céu onde os poderemos encontrar

Basta dar um salto a este site na secção dedicada ao satélites Starlink, para imediatamente vermos quais os próximos momentos ideais para observar os satélites a passar. A parte mais interessante é que, ao darmos acesso à nossa localização ou introduzirmos a morada manualmente, a indicação da rota dos satélites é também visualizada numa vista do Street View. Desta forma podemos ver exactamente o local no céu onde os satélites serão visíveis.


Convém aproveitar esta oportunidade, pois poderá ser uma das últimas que nos deixa ver o "comboio" de satélites Starlink após o seu lançamento. É que neste lançamento a SpaceX já enviou um deles com o sistema VisorSat para o tornar menos reflectivo, e se funcionar tal como é esperado, os próximos satélites passarão a contar com sistema idêntico para se tornarem "invisíveis" e não interferirem com as observações astronómicas - o que por outro lado, significa que deixarão de poder ser vistos da forma que os vemos actualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)