2020/06/04

Notícias do dia

Google processada por recolher informações do Chrome em modo "incógnito"; gravação de ecrã do iPhone pode fazer streaming para o Messenger, Zoom, Skype e outras apps; Android 11 dificulta instalações de APKs por outras apps; SEGA apela aos nostálgicos com uma Game Gear micro realmente micro; Google facilita uso de chaves de segurança nos iOS; e Kaspersky descobre malware triplamente encriptado e escondido com esteganografia.

Antes de passarmos às notícias, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer uma fita LED RGB para TVs.

SpaceX lança lote de satélites Starlink num Falcon 9 usado pela 5ª vez



Poucos dias após ter feito história ao lançar astronautas para o espaço, a SpaceX consegue novo marco histórico ao lançar um novo lote de 60 satélites Starlink para o espaço, mas desta vez utilizando um foguete Falcon 9 que fez o lançamento pela quinta vez!

Neste lote de satélites Starlink vai também um equipado com o pára-sol VisorSat, para comprovar se essa solução será capaz de reduzir o brilho dos satélites na sua fase inicial, para não perturbar as observações astronómicas. Com este lançamento a SpaceX fica com quase 500 satélites Starlink no espaço, suficientes para começar a testar o serviço, embora com cobertura geográfica ainda limitada.




Vendas de smartphones em queda na Europa




A Counterpoint Research já revelou as suas estatísticas, que também realçam uma quebra na venda de smartphones na Europa, mas com algumas pequenas excepções. Enquanto empresas como a Samsung e, particularmente, a Huawei foram seriamente afectadas, outras como a Apple e Oppo têm conseguido resistir e, no caso da Xiaomi, até conquistar bastante mercado mesmo perante as condições adversas.

Relembre-se que a Xiaomi tem feito forte aposta na Europa ao longo do último ano, com abertura de lojas físicas em diversos países (incluindo Portugal), e que mais recentemente também a Oppo tem seguido a mesma táctica, o que ajuda a explicar esses resultados.


Amazon junta mais 12 aviões à sua frota logística



A Amazon passa a contar com uma frota de 80(!) aviões para os seus transportes, adicionando mais 12 aviões aos que já tinha, em resultado do aumento das compras online causadas pelo Covid-19 e o encerramento das lojas físicas. É mais um pequeno passo que vai diminuindo a sua dependência em empresas de transporte externas, e fazendo com que se torne num colosso cada vez maior.

No passado, filmes como Demolition Man brincavam com um futuro em que todos os restaurantes fossem Pizza Hut. Actualmente, acho que ninguém se surpreenderia se um remake do filme nos mostrasse um futuro onde todas as lojas e todos os produtos fossem de marca "Amazon".



Apple ainda prepara "bundle" de serviços



Referências no iOS 13.5.5 parecem indicar que a Apple ainda não desistiu do seu desejo de lançar um serviço de subscrição agrupado que dê acesso a múltiplos serviços, como o Apple TV+, Apple Music, Apple News+. Algo que poderia fazer ainda mais sentido se a Apple Arcade englobasse ainda mais serviços, como o Apple Arcade e até algum espaço extra na sua iCloud.

O objectivo será evidente, ao "prender" os seus clientes numa subscrição de serviços agrupado, seria bastante mais difícil abandonarem-no no futuro, mesmo que apenas tirem partido de um dos componentes. Em contrapartida, a Apple tem apostado em preços concorrenciais, especialmente tendo em conta as modalidades de partilha com o Family Sharing... Embora nisto dos preços, já se sabe que as coisas podem ser muito apelativas numa fase inicial para cativar clientela, e depois no futuro aumentarem sem aviso prévio.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)