2020/06/04

Conta no Twitter que replicava Trump foi suspensa


Numa altura em que o Twitter começou a sinalizar os tweets de Donald Trump como sendo falsos e/ou violentos, alguém decidiu ver o que aconteceria se se tratasse de um utilizador normal a escrever as coisas que Trump escreve.

A conta experimental @suspendthepres limitava-se a replicar todos os tweets que fossem escritos por Trump, para ver que tipo de tratamento lhe seria dado. E sem surpresas, passado algum tempo a conta recebeu uma suspensão temporária por 12 horas, por escrever coisas que, no caso de Donald Trump, continuam acessíveis e visíveis.



Alguns dos seguidores desta conta estão a usar isto para criticar o facto do Twitter permitir que Trump continue na plataforma e a dizer as coisas que diz - que, como demonstrado, levariam à suspensão ou expulsão de um utilizador normal - mas a verdade é que Donald Trump não é um utilizador normal. Mesmo agora que começou a esconder os tweets de Trump atrás dos avisos de conteúdo que viola as regras, o Twitter indica claramente que os conteúdos lá permanecem por serem de "interesse noticioso" por serem precisamente de quem são (para além da questão de que as coisas que diz publicamente poderão, legalmente, ter que ser preservadas para a posteridade).

No entanto, uma coisa é permitir que essas excepções ocorram, outra bem diferente é promovê-las ou deixar que sejam ditas sem qualquer alerta ou clarificação, que é precisamente o que o Twitter está a fazer e que já está a ser repetido por outros (o Snapchat diz também já ter retirado a conta de Trump das contas promovidas).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)