2020/05/31

SpaceX envia primeiros astronautas para o espaço


Após uma década de interregno, os EUA voltam a colocar astronautas no espaço - e desta vez graças a uma empresa privada. A SpaceX fez finalmente voar a sua cápsula Crew Dragon com um par de astronautas no interior, num momento histórico.

Depois da primeira tentativa de lançamento ter sido abortada devido às condições atmosféricas, tudo correu conforme previsto na segunda tentativa, com um lançamento que decorreu sem qualquer incidente - e onde até a aterragem do foguete também correu na perfeição. A bordo da Crew Dragon seguiram os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, que irão passar uma temporada na ISS que poderá demorar alguns meses, antes de regressarem à Terra (a ligação à ISS será feita hoje, sendo também previsível que conte com milhões de espectadores em directo que queiram testemunhar este momento histórico).








Espera-se que este seja o primeiro passo numa mudança radical no acesso ao espaço, potencialmente fazendo com que uma ida até à órbita terrestre se possa tornar tão regular quanto os lançamentos quinzenais dos satélites Starlink - para quem estiver disposto a pagar umas dezenas de milhões de euros pelo bilhete, claro.

Neste momento a missão Crew Demo-2 continua a poder ser acompanhada em directo até à sua chegada à ISS.

Actualização: Os astronautas já chegaram à ISS, sem incidentes. :)

Actualização 2: Após 64 dias no espaço, regressaram à terra em segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)